O que é a Oração?

Jesus operou diversos milagres e sinais extraordinários durante seu ministério terreno. Curou cegos, leprosos, paralíticos, hemorrágicos e manifestou sua autoridade sobre o reino espiritual quando expulsou demônios.

Mostrou ter domínio sobre a criação fazendo o mar e vento se acalmarem e quando, com sua palavra, fez secar a figueira à beira do caminho.

E o que falar da ressurreição? Jesus era especialista em ressuscitar os mortos. Tanto que até mesmo em sua morte “[…] abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados” (Mt 27.52).

Mas ainda que durante os 3 anos do ministério de Jesus, todo esse furor da glória de Deus estivesse sendo manifestado diante dos olhares atentos dos discípulos, o que eles pediram que Jesus os ensinasse?

— “Nos ensine a ressuscitar os mortos!” poderiam dizer, ou talvez — “Nos mostre como controlar as chuvas, assim jamais haverá seca ou enchentes”. Não. Não foi o que aconteceu.

Ensina-nos a orar”, foi o pedido dos discípulos (Lc 11.1).

Características da Oração

Jesus não ensina uma simples reza. Pelo contrário, dá uma aula sobre o que é oração. Revelando que a oração é o diálogo da intimidade. A conversa com o Deus que nos transpassa e esquadrinha os recônditos do nosso coração.

O Pai que está nos céus e não apenas se mostra transcendente, como também imanente. Que conhece as nossas necessidades e irá supri-las em glória, por Cristo Jesus (Fl 4.19).

Oração não é o uso de um arcabouço de palavras rebuscadas, na frustrante tentativa de bajular Deus em troca do seu favor.

Oração é entrar no lugar secreto, o quarto da comunhão, onde o espírito e o Espírito se comunicam. Onde o Pai nos vê e nos recompensa. E somos edificados, ainda que não saibamos corretamente como pedir, o Espírito nos ajuda em nossas fraquezas.

E nos levanta cheios de esperança, com fé de que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus (Rm 8:28).

Imagem: Old Man in Prayer (Idoso em Oração), pintura de Rembrandt.
Disponível em: Rembrandt Database

Anúncios

Deixe aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s